quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como tratar a vigorexia


(Imagem: wallstreetfitness.com.br )
















A vigorexia é uma patologia relativamente nova e o fato de ser pouco conhecida é uma das razões que faz com que pessoas não percebam que estão doentes. A aceitação é o primeiro passo para a cura.

Ainda é muito difícil quem tem a doença admitir que precisa de ajuda.  A recusa em aceitar que está doente é um dos principais problemas para que o tratamento dê resultado.

Boa parte dessa recusa se dá pelo fato das pessoas associarem a vigorexia a um comportamento saudável que é a prática de exercícios físicos.

Para quem tem vigorexia seu exagero não é doença, e sim disciplina, um traço de uma personalidade perfeccionista. Mesmo que os amigos e familiares comentem sobre o excesso, o vigoréxico não admite o comportamento doentio. Num programa gratuito de tratamento para vigorexia desenvolvido pelo Hospital das Clínicas em 2008, houve apenas seis inscrições na época, sendo que quatro foram feitas pelos pais dos pacientes.

A presença das pessoas do círculo do convívio do vigoréxico é extremamente importante para alerta-lo dos riscos. A primeira ação que deve ser tomada é procurar um médico para fazer uma avaliação clínica do paciente. Por ser um transtorno de imagem corporal, também é imprescindível o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra.

O Estado ainda não tem medidas para o tratamento da doença, vez ou outra surge algum projeto, mas nada muito duradouro, pois, como já foi dito, a doença ainda é desconhecida e o doente não se enxerga como tal. São vítimas sem saber que precisam de ajuda.

Veja uma matéria do programa Hoje em Dia, da TV Record, com os sintomas da Vigorexia.


2 comentários:

  1. muito legal e me ajudo com o trabalho de educaçao fisica brigadão

    ResponderExcluir
  2. Aq quem fala é o Chris Cage, pro frango q ainda n me conhece é só tacar o nick no Google. Esse rapazinho q escreveu isso ai não guenta pegar nem 50kl no supino ta ligado? Isso é desculpa de frango q fica doido pra ter um shape monstrão igual o nosso, se pudesse até tiraria foto nossa pra botar na parede do quarto. SEUS FRAAAAANGOOOOO

    ResponderExcluir