sexta-feira, 4 de novembro de 2011

E quando o assunto é...


               (Imagem: juliacruvinel.blog.com)

Mercado de trabalho, tatuagens e piercings não são tolerados em todas as profissões, mesmo que esses acessórios tenham se tornado comuns entre as pessoas, tanto da Geração Y (jovens e recentes adultos) e para a mais nova Geração Z (os adolescentes de hoje).

Existem empresas que cultuam o conservadorismo, que implica em não aceitar modificações corporais desses tipos em seus colaboradores e geralmente são aquelas em que lidam com o público: hotéis, hospitais, bancos e repartições públicas em geral.

Se você deseja fazer uma tatuagem ou colocar um piercing e atualmente trabalha é importante algumas coisas serem pensadas, como, por exemplo: A empresa em que eu trabalho aceita esses tipos de acessórios?

Se aceitar, ótimo, mas não é que porque é permitido que você vai ficar exibindo seus apetrechos. Apesar de algumas profissões e empresas aceitarem, a postura adequada é a descrição, segundo especialistas em Recursos Humanos.

Agora, se você está procurando um emprego, já tem tatuagem ou piercing, se informe sobre a cultura da empresa e da profissão em si em que você deseja trabalhar. Fazendo isso, se evita em um processo de seleção que você seja desclassificado (pode acontecer, como critério de seleção implícita).

Às vezes, dependendo o local da tatuagem ou do piercing, por exemplo, peitoral, costas, coxa, glúteos e barriga, a empresa pode aceitar devido a não ficarem expostos, isso porque a maioria dos trajes exigidos a seus funcionários são formais, ou seja, não são tops, regatas, bermudas, blusinhas, roupas decotadas ou curtas.

Então, não esqueça das possíveis consequencias que uma tatuagem ou piercing podem acarretar em sua vida profissional e até mesmo social, porque mesmo com todas evoluções, a discriminalização e o preconceito ainda existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário