(Foto: Portal XP)
E afinal o que é a anorexia? Um rótulo talvez, para alguém que decidiu ser magro a todo custo e, em algum momento, perdeu a noção de sua imagem, principalmente estética. Isso lhe faz pensar que está gordo, mesmo a realidade ultrapassando uma magreza saudável, à margem da morte.
Pode ser, mas também é necessário levar em conta os fatores sociais e psicológicos que determinaram que tal pessoa transformasse o corpo. É, uma transformação.
Na percepção médica e estética, o ser humano nasceu para ser magro, ou seja, qualquer excesso a mais ou a menos de gordura corporal, fora desse padrão, já é uma anomalia.
Então, retornamos a indagação. Segue o significado do dicionário Michaelis:
a.no.re.xi.a (cs) sf (gr anorexía) Med Falta de apetite; apositia, fastio, inapetência. Antôn: apetite. A. nervosa: condição nervosa grave, em que o paciente perde o apetite, emagrecendo muito.
"Conclusão”: Não há uma definição sobre o assunto, e sim, uma complexidade que precisa de constantes pesquisas e atualizações. Afinal, o tempo provoca mudanças; o ser humano não é o mesmo de um século atrás ou de apenas um minuto.
A anorexia é interpretada pela medicina como doença, uma repulsa a comer para não engordar, isso não quer dizer que a pessoa não tenha fome. O que ocorre de fato é o indivídeo anoréxico luta contra os fatores biológicos e aí a interpretação médica requer adendos; o conceito é subjetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário