quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vigorexia, a obsessão do corpo malhado

(Imagem: planetacorpo.com)
Num mundo onde a imagem ganha cada vez mais importância, ter um corpo modelado, com músculos desenvolvidos e bem definidos é, hoje em dia, um desejo comum à maioria dos homens, e até para algumas mulheres.

Entretanto, o exagero em construir esse corpo esculpido tem transformado um hábito, que deveria ser saudável, em doença.

A vigorexia, overtraining ou síndrome de Adônis é uma patologia dos tempos atuais e se caracteriza pelo excesso de exercícios físicos a fim de ganhar massa muscular.

Assim como quem desenvolve anorexia, quem sofre dessa doença tem uma imagem distorcida de si mesmo. Ainda que esteja com um corpo malhado e tenha mais massa muscular do que a maioria das pessoas, o vigoréxico só enxerga um corpo magro e fraco que precisa crescer e ficar forte.

Para o vigoréxico a alimentação é extremamente regulada, cada grama, cada gordura ingerida é contabilizada. A preferência fica por conta das proteínas que ajudam no desenvolvimento da massa muscular. A vergonha do próprio corpo leva essas pessoas a recorrerem a métodos que aceleram o desenvolvimento do corpo, como o uso de anabolizantes.

Entre as consequências desse comportamento estão vários problemas de saúde: insônia, irritabilidade, desinteresse sexual, problemas ósseos e articulares em razão do peso excessivo, encurtamento de músculos e tendões são alguns desses problemas, além de poder levar a morte.

A busca por um corpo idealizado não é novidade, mas seu status de devoção sim, e enquanto o homem estabelecer padrões de beleza sobre si mesmo, ele será vítima de suas próprias imposições.

Veja uma matéria que o Fantástico exibiu sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário