quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fisiculturismo: músculos ao extremo.


(Imagem: phillipheath.com)
Está vendo o fortão aí da foto? O nome dele Phil Heath e ele foi o campeão do Mr. Olympia 2011, principal campeonato de fisiculturismo do mundo. Para quem já ouviu falar, mas ainda não está familiarizado com o conceito, fisiculturismo é um esporte em que o objetivo é atingir a melhor forma muscular por meio da musculação.

No caso, a melhor forma considerada é a de músculos sobressalentes, torneados e extremamente definidos. Nas competições e apresentações que envolvem fisiculturismo, cada músculo é alvo de julgamento criterioso. Os requisitos analisados são: volume, simetria, definição e proporção muscular. Quem decide se tornar um fisiculturista tem pela frente uma série de treinos pesados e dietas específicas que podem contar com um café da manhã hipercalórico.
                                                              (Imagem:askactor.com)

Outro cara que ficou muito famoso por conta do fisiculturismo foi o exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger. Sim, mesmo depois quase de 30 anos fora do circuito, o Sr. “Hasta la vista, baby” ainda é considerado um dos melhores fisiculturistas da história (heptacampeão do Mr. Olympia) e quem ajudou a difundir a prática mundo afora. Agora, é preciso esclarecer uma coisa, quem leu o post da semana passada sobre vigorexia pode concluir que um fisiculturista sofre dessa patologia, mas não é bem assim.

Apesar de estar muitas vezes ligados, fisiculturismo e vigorexia tem uma diferença básica: a noção sobre si mesmo. Enquanto na vigorexia o sujeito tem uma distorção de sua própria imagem, no fisiculturismo, a busca pelo crescimento excessivo dos músculos é consciente.

O que acontece é que na busca pela “melhor formação muscular”, a pessoa perde a noção do próprio corpo e embarca numa ideia de que precisa sempre crescer os músculos, e aí sim, acaba desenvolvendo vigorexia. O culto ao corpo sempre terá lugar de destaque numa sociedade vaidosa, e para se destacar em meio à multidão de corpos sarados, algumas pessoas levam esse culto ao extremo. O fisiculturismo é só um dos sinais.

Veja a história de Gregg Valentino, o fisiculturista que cujos os braços explodiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário