quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A personalidade de um vigoréxico

(Imagem: sempreomelhor.com)

Na vigorexia, assim como em outros transtornos dismórficos, a pessoa busca exageradamente uma perfeição corporal, geralmente apoiada nas imagens que a mídia geralmente usa como sinônimo de sucesso e felicidade.

O termo foi empregado pelo psiquiatra americano Harrison G. Pope da Faculdade de Medicina de Harvard, Massachusetts, Estados Unidos.  Foi Pope quem definiu que essa busca por um corpo musculoso sem medir as conseqüências deveria ser tratada como doença.

Para o psiquiatra a vigorexia é um transtorno emocional que pode levar a um quadro de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Esse quadro faz com que os portadores dessa patologia abandonem a vida social que tem em troca de sessões de excercícios sem descanso.

Outros estudos apontam que há entre os vigoréxicos aqueles de personalidade introvertida, que enxerga na busca do corpo perfeito a compensação pelos seus sentimentos de inferioridade. Costumam ter baixa autoestima e dificuldade de se relacionarem socialmente e são facilmente influenciáveis pelos modelos culturais propagados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário